O grande diferencial da Escola AeD é o desenvolvimento da Verdadeira Inteligência através de uma ampla gama de estímulos sensoriais e cognitivos do ensino infantil ao fundamental. O sistema de ensino da AeD vai muito além do desenvolvimento das habilidades de conhecimento e de raciocínio, fortalece nos alunos sua capacidade de captar de forma cada vez melhor a verdade, de perceber a essência e beleza das realidades e do mundo. Esta formação do discernimento e de uma consciência reta ajuda a que consigam gradativamente formar uma personalidade equilibrada e emocionalmente positiva.
Aprender a pensar significa desenvolver a capacidade de as crianças diferenciarem as realidades essenciais das acidentais.
Perceber a essência das coisas e das pessoas, que vai muito além da matéria, entra no campo da metafísica.
Se digo que Dom Quixote é alto, magro, de compleição áspera que usa armadura e monta um cavalo, estou apenas nos acidentes. Agora, se digo que é um cavaleiro de visão distorcida da realidade, mas persistente, bondoso e que defende a honra e justiça, cheguei à sua essência.
No programa de bits de inteligência, são mostradas dez imagens ou fatos do universo (raças de cachorros, peixes, flores, bandeiras, quadros e outros) e as crianças aprendem a captar o conceito dos conjuntos apresentados. A genialidade justamente consiste em aprender a intuir, perceber o que os fatos têm em comum e assim desenvolver a capacidade de perceber as "entrelinhas". O que há de mais precioso em cada realidade ou pessoa é o que não necessariamente se expressa diretamente.
As abstrações ou intuições são feitas em três níveis:
1ª abstração da matéria- através dos bits de imagens organizadas em categorias.
2ª abstração matemática- através de bits de quantidades e figuras geométricas que formam o "logus" necessário para a abstração geométrica e matemática.
3ª abstração metafísica- através da formação de juízos que levam à verdade, beleza e bondade dos seres e das realidades. Os seres podem ser conhecidos, podem gerar fruição e podem ser amados, em um "looping" positivo de desenvolvimento reto da consciência e consequente aumento da capacidade de pensar.
Os estímulos intelectuais, porém, não levam, por si só, ao desenvolvimento da inteligência propriamente dita.
Para isso, é necessário também o desenvolvimento da vontade. *
Quantas pessoas já abandonaram os estudos, um curso, um projeto?
Quantos jovens temem assumir um compromisso mais sério como o casamento?
Muitas vezes, a causa pode estar na falta do desenvolvimento de sua vontade quando pequenos.
Pois já dizia um grande santo: o começar é de muitos e o acabar é de poucos.
Einstein comentava que 99% do sucesso depende da transpiração e apenas 1% do talento inato.
Como também o professor Marins da Anthropos, a inteligência ilumina o caminho que leva à felicidade, porém é a vontade, os valores humanos, que leva a pessoa a conseguir percorrer o caminho do bem.
Ao mesmo tempo, existem milhares de instituições de ensino empenhadas no desenvolvimento acadêmico e intelectual dos alunos e, praticamente, nenhuma que seja especialista no desenvolvimento da vontade, principalmente desde o nascimento, como é o caso da Escola AeD.
E é justamente a vontade que torna as pessoas cada vez mais inteligentes e bem-sucedidas, tanto na vida profissional como pessoal.
Crianças que foram exigidas de forma positiva e coerente, em parceria Pais-Escola, têm mais chances nos três principais traços universais dos líderes:
- Comprometimento (começar e terminar, sem jogar a toalha na primeira frustração);
- Atenção aos detalhes (fazer bem feito e por amor);
- Capacidade de "follow-up" imediata (reconhecer rapidamente erros, pedir perdão, levantar e recomeçar).
Um terceiro fator imprescindível é o desenvolvimento de uma imaginação positiva, pois a inteligência não consegue operar no vazio. Necessita de imagens gravadas em seu subconsciente. Muitas crianças, em nossa atual sociedade, estão, infelizmente, tendo sua imaginação gradativamente embaçada e deturpada com imagens feias e inadequadas. Nós, adultos e educadores, temos de, no mínimo, proteger a imaginação dos nossos filhos e, se possível, estimulá-la de forma positiva.
As crianças recebem uma grande quantidade de percepções, e, por isso, nem todas se imprimem na consciência com a mesma intensidade, intensidade esta que também depende do tipo de emoção gerada com a percepção. No estímulo sensorial, a criança capta a imagem e as propriedades do objeto; na emoção, ela capta um valor associado ao objeto. Por isso, quando a emoção se une à percepção, penetra na consciência. Aí aparecem a imagem e os valores. A consciência cognoscitiva adquire assim uma modalidade afetiva, nasce uma experiência a que chamamos de motivação para o aprendizado.
Por isso, também, quanto melhor desenvolvida for a imaginação, mais inteligente e virtuosa será a criança; e o contrário também procede.
Daí a grande importância da educação intencional da imaginação através de estímulos e vivências de alta qualidade estética e moral (de valores). Bits de inteligência, histórias, caderninhos e músicas foram escolhidos pela Escola AeD tendo em vista justamente a reta formação da imaginação, da memória e da consciência.
Este campo é muitas vezes pouco valorizado porque é invisível, faz parte dos sentidos internos da criança, porém é de extrema influência na formação da sua consciência e qualidade de vida.
2025 © Copyright | Todos os Direitos Reservados à Escola AeD
desenvolvido por webloper